quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Turquia


Estado: Em negociações
Acervos Comunitários:13/33
Área: 783,562km²
População: 72,561,312
Capital: Ankara
A Turquia, um país muçulmano com um regime secular moderado, onde a religião esta separada do poder político.
As vantagens e desvantagens de uma eventual adesão seriam as seguintes:
Vantagens:
1- O país está situado numa zona geográfica de extrema importância para a segurança da UE bem como do mundo.Faz fronteira com o Irão, Síria , Iraque, Arménia e Geórgia (do lado oriental, países estes que sofrem de problemas sociais, políticos,económicos, terrorismo dentro dos próprios Estados, migrações e tráficos de varia espécie). Ser membro da UE traria para Turquia desenvolvimento e melhoramento do nível de vida do país, bem como, um melhoramento no nível de vida dos países vizinhos.
2- O seu vasto mercado poderia servir de alavanca para as industrias europeias, trazendo crescimento económico aos países da própria União, além do crescimento ocorrido internamente.
3- a adesão da Turquia passaria para o mundo árabe uma mensagem de tolerância e de aceitação por parte da UE. A adesão deste país, seria visto aos olhos do mundo, como sendo um actor ainda mais importante nas relações internacionais, posicionando na dianteira perante o mundo árabe,obtendo uma voz credível na aceitação da Paz perante os seus países vizinhos.
Desvantagens:
1- A questão dos curdos poderia trazer desconfiança aos países vizinhos, onde residem
importantes comunidades curdas, trazendo consigo instabilidade social e política.
2- Sendo a Turquia um Estado muçulmano, venerando Maomé, e os Estados membros da UE
venerando Cristo,passa a existir uma real divisão de crenças, poderia trazer divisões no seio da UE.
3- O peso demasiado grande que a Turquia iria assumir no seio da UE põem nervosos as grandes capitais que comandam a UE inviabilizando assim uma plena integração da Turquia.
4- O facto de fazer fronteira com países já mencionados, ( também faz fronteira com 2 países já membros da UE-Grécia e Bulgária) traz graves problemas de segurança, pois as vastas fronteiras podem ser bastante permeáveis, possibilitando a entrada de possíveis terrorista, bem como a propagação do crime Transnacional, que põem em xeque a segurança do Estado.
A Turquia tem a esperança de entrar para a União Europeia em 2013, que é a próxima data possível para alargamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário