quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Novos países da Zona Euro

O alargamento da zona euro é um processo contínuo presente na União Europeia , no qual novos países aderem à utilização do euro como moeda corrente. Todos os Estados-membros da União Europeia, excepto a Dinamarca, o Reino Unido e a Suécia, são obrigados a adoptar o euro como a sua única moeda corrente assim que atingirem um critério vigente determinado pela própria UE. Entre os critérios estão dois anos de participação no Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (MTC II) e a manutenção da taxa de inflação dentro dos padrões da UE.

A próxima adesão de um país ao euro poderá ocorrer em 2012, embora a maioria dos países que queiram ter o euro como a sua moeda corrente esteja fora dos critérios estabelecidos pelo menos até 2013. A Dinamarca, que tem uma derrogação, está a ponderar a hipótese de realizar um referendo sobre a sua adesão à Zona Euro. O Reino Unido e a Suécia, apesar de fazerem parte da UE, preferiram manter as suas moedas correntes. A Islândia está a planear aderir à UE e assim, poder adoptar o mais rapidamente possível o Euro.

Critério de adesão

Para aderir à Zona Euro, o país candidato deve primeiro ser membro da União Europeia, e então estar enquadrado dentro de um certo critério económico, incluindo a sua adesão ao MTC II, que vincula a taxa de câmbio da sua moeda corrente ao euro, dentro de uma faixa específica (normalmente ±15%).

Sem comentários:

Enviar um comentário