terça-feira, 18 de janeiro de 2011

República da Macedónia

 
 
Sistema político: República
Capital: Skopje
Superfície total: 25 433 km²
População: 2,05 milhões de habitantes
Moeda: denar

Estado: Candidato
Acervos Comunitários: sem informação
Website: Secretariat for European Affairs

A República da Macedónia é candidata a aderir à União Europeia desde 2005. Apresentou o seu pedido de adesão em 2004, 13 anos após a indepêndencia da Jugoslávia. Um dos obstáculos à plena adesão é a disputa com a Grécia sobre o nome do país, que é também a razão pela qual é oficialmente denominada pela União Europeia por "Antiga República Jugoslava da Macedónia" em vez do seu nome constitucional  República da Macedónia.
 
A adesão à União Europeia foi definida pelo Governo como a maior prioridade estratégica para o país. Um facto curioso é que o lema do Governo para esta candidatura é "The sun, too, is a star", referindo-se à bandeira do país que representa um Sol e à bandeira da UE que contém estrelas.

Um grande obstáculo para o processo de adesão, como já referido, é a disputa do nome com a Grécia e tendo a Grécia o poder de veto contra as novas adesões tem afirmado repetidamente que irá bloquear a adesão da Macedónia a menos que resolvam a questão do nome. Mais recentemente, fontes da UE também criticaram a liderança do país sob o primeiro-ministro Nikola Gruevski devido às suas políticas contra a sua minoria albanesa e a politização das instituições estatais muitos, alerta que estes problemas se podem tornar obstáculos para o início oficial das negociações de adesão. Também existem conflitos bilaterais com a Bulgária, principalmente em relação aos pontos de vista conflituosos sobre a história dos dois países, da separação étnica das duas nações. A Bulgária aderiu à UE em 1 de Janeiro de 2007. Em Julho de 2006, o ministro búlgaro das Relações Exteriores Ivaylo Kalfin e o presidente Georgi Parvanov declararam que o apoio da Bulgária para a adesão da Macedónia não pode ser incondicional, citando preocupações sobre as atitudes negativas e agressivas contra a Bulgária promovidas pelas autoridades da Macedônia.

Apesar de tudo, a entrada da Macedónia para a União Europeia irá acontecer mais tarde ou mais cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário